A trajetória da disciplina TDE, do copo cheio ao esvaziamento e encher novamente com novos conhecimentos.
A disciplina Tecnologias digitais no ensino, chega ao final com um sentido de renovação das minhas práticas docentes. Desde o primeiro dia de aula com a falta de energia, onde o Professor Fernando não pestanejou e mediou a aula com tecnologia sem artefatos tecnológicos. Novas maneiras de pensar as aulas foram incorporadas no percurso da disciplina, a investigação e os artefatos tecnológicos propostos a cada PBL. Sim, o PBL que maneira inovadora de problematizar as aulas e instigar os alunos na busca por respostas as proposições norteadoras do problema.
O meu percurso na disciplina foi muito desafiador, além das atividades que semanalmente eram propostas com prazos para serem realizadas, tinha as leituras para dar conta. E para intensificar os desafios, ficamos como a última dupla para o PBL, contudo ficamos para fazer todo o percurso em um dia.
A disciplina foi muito assertiva, não se esperava menos em um nível de doutorado. A condução, o cuidado com o cronograma, as proposições de leituras, o blog como e-portfólio, realmente uma organização criteriosa para problematizar sobre tecnologias digitais no ensino. A descoberta da leitura de Álvaro Vieira Pinto, muito pesada e de difícil entendimento proporcionou releituras e voltar ao copo cheio para esvaziar e encher novamente com novos conhecimentos.
No que tange falar sobre o Professor Dr. Fernando Pimentel, sinceramente fiquei perplexo com o nível de organização e cuidado com as postagens, respostas e acompanhamento da disciplina. Sempre solicito, cobrança pesada logo no início e durante todo o percurso. E sua fala sobre como deve ser um aluno de doutorado, às vezes ficava pensativo e falava comigo sobre como o professor conseguia tempo para dar conta de tantas demandas.
Ao longo da disciplina ficava pensando em aplicar um pouco do que aprendemos em aula nas minhas futuras aulas, ou até mesmo com os professores da escola na qual trabalho. Buscando aperfeiçoar o meu uso das tecnologias e acompanhando o avanço brusco da IA. São disciplinas nesse nível de cobrança que necessitamos para avançar nas nossas pesquisas e efetivar a transformação em nossas aulas.
Comentários
Postar um comentário