Tecnologias Digitais e Formação de Professores: perspectivas críticas para práticas pedagógicas inovadoras
O relato da aula do dia 25 de maio de 2026 foi muito interessante, com a proposição da 2ª parte do PBL com uma nova estrutura. Onde o Professor Fernando comentou sobre ludicidade, além do texto já postado durante a semana. Foi sugerido a apresentação de forma rápida das proposições e intencionalidades do jogo, iniciamos com o Elenildo com um jogo construído com a ajuda de IA para ajudar na interação em suas aulas de Terapia Intensiva (Sala em jogo – desafio, contexto e estratégia), em seguida Malu apresentou, Adriana trouxe uma proposta de jogo voltada ao TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), tema importante diante da demandas que as escolas enfrentam, provocando um interesse do professor com relação ao tema.
Na sequência Débora, Mariana e Martone trouxeram propostas pedagógicas com diferentes possibilidades. Ao término das apresentações, o professor realizou uma dinâmica do Quizz invertido ZZIUQ, tirando dúvidas e realizando tensionamento acerca do tema ludicidade. Os alunos formularam perguntas em postiches para o professor responder, foram respondidas brilhantemente algumas e as outras incrivelmente em tempo hábil já estão postadas no blog.
A 2ª parte da aula foi iniciado o PBL 11, apresentada pela dupla Marcos e Felipe, com o tema "Formação docente para o uso crítico e inovador de tecnologias". Fomos para os grupos para a formulação de três perguntas a partir do 1º texto, voltando para a sala os grupos realizaram a leitura das perguntas produzidas. Em seguida, a dupla fez a proposição das três perguntas norteadoras para conduzir as discussões ao longo da semana. Como artefato tecnológico foi direcionado a Construção de um Mapa Cartográfico sobre Formação Docente e Tecnologias Digitais organizados em grupo, os estudantes deverão produzir um Mapa Cartográfico Digital utilizando plataformas como: Miro; Jamboard; Canva.
Para a construção do Mapa devemos cumprir algumas etapas: apresentar os três tipos de linhas discutidas na cartilha cartográfica: linhas duras, linhas flexíveis e linhas de fuga. Deverá conter elementos obrigatórios como os dois territórios: 1 – Formação e 2 – Currículo, sendo o mapa construído coletivamente e a postagem realizada individualmente.
Logo após, Marcos explicou no quadro como será a proposição do mapa, porém, o professor Fernando sugeriu que durante a semana fossem realizadas as leituras dos textos e na segunda-feira dia 1º de junho uma reunião via meet para uma melhor apresentação e direcionamentos para a organização e produção do mapa pelos grupos.

Comentários
Postar um comentário