STEAN - Pensamento crítico e colaboração no ensino.

 

Na aula do dia 04/05, voltamos ao PBL 7 – Interfaces digitais e interatividade, onde o professor Fernando iniciou fazendo uma roda de conversa problematizando sobre as leituras que fizemos durante a semana, direcionando as falas onde o aluno escolhia outro para realizar o seu relato. Colocando uma frase de Jussara Hoffman “Nós vamos aprender com o erro”.

Durante a roda de conversa, o professor trouxe a seguinte indagação: por que os estudantes preferem utilizar o WhatsApp, e não os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)?

Diante da problematização, o WhatsApp é um meio de mensagens instantâneas e de fácil articulação, enquanto os ambientes virtuais de aprendizagem deixam os alunos inseguros em suas postagens seja em qualquer nível de escolaridade.  

Partindo de um conceito teórico, entender a incorporação das tecnologias (analógicas ou digitais). Contudo o PBL é discutido em sala de aula, semana de leitura e aprofundamento, o que sei agora sobre?

Foi apresentado a teoria de FLOW desafios x tempo, onde o conteúdo apresentado deve está no espectro entre a estafa e o tédio, permitindo que o aluno esteja imerso dentro da aula.

Logo após iniciamos o PBL 8 – Softwares para o ensino STEAN, com a proposição de que os grupos formulem três perguntas e postem no blog.

1 - Como a organização da tela e os recursos de feedback desses softwares podem favorecer a construção conjunta do conhecimento, evitando que a ferramenta reforce o isolamento técnico e promova a interação colaborativa?
2 - O que caracteriza na prática uma abordagem STEAM e como diferencia-la de uma estratégia que apenas incorpora as tecnologias digitais ou softwares na educação?
3 - Os artefatos escolhidos permitem a "permutabilidade de papéis" (onde o estudante atua como coautor e não apenas executor), garantindo que ambos os gêneros ocupem espaços de liderança e criação nos projetos STEAM?

            O problema a ser respondido durante a semana por meio das leituras dos artigos, foi lançado a partir de uma Universidade Estadual de Inovação que enfrenta um problema nos departamentos de Engenharia, Computação e Tecnologias, evasão e baixa entrada de estudantes do sexo feminino, onde a dupla do PBL Amanda e Rute propuseram as Questões para aprofundamento da discussão:

1. Como a abordagem STEAM pode ser integrada aos cursos de Engenharia, Computação e Tecnologias por meio de softwares específicos, como simuladores, plataformas de programação, ferramentas de design, modelagem 3D e robótica?

2. Quais características dos softwares e ambientes interativos podem tornar as áreas STEAM mais acessíveis, atrativas e significativas para estudantes mulheres?

3. Quais critérios pedagógicos, técnicos, econômicos e de formação docente devem orientar a escolha e a implementação de softwares STEAM na UEI?

Tendo como atividade a construção do chatbot a partir dos conceitos encontrados nas leituras da semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redescobrindo e imergindo no mundo acadêmico.

A Tecnologia como Fenômeno Histórico e Social